Dr. Rafael Parente

Tríade terrível do cotovelo: entenda

Tríade terrível do cotovelo

Chamamos de tríade terrível do cotovelo o problema que associa três lesões: a luxação no local (quando uma articulação é deslocada de sua posição original), a fratura da cabeça do rádio (um dos ossos do antebraço) e a fratura do processo coronóide (estrutura importante para a estabilidade do cotovelo). 

Essa lesão costuma causar bastante instabilidade no cotovelo, mesmo ele sendo considerado uma das articulações mais estáveis do corpo. Dessa forma, o paciente acaba apresentando dor e problemas para movimentar os braços.

Essa não é uma lesão simples de ser solucionada e quanto antes começar a ser tratada, melhor.

Causas da Tríade terrível do cotovelo

Normalmente, o problema ocorre após uma queda em que o paciente cai com o cotovelo esticado. A tríade também pode ocorrer como resultado de um acidente de carro, por exemplo. É comum que o problema ocorra em pacientes jovens.

Os sintomas surgem rapidamente e geralmente incluem dor, dificuldade para movimentar a região e rigidez no local.

Tratamento da Tríade terrível do cotovelo

O diagnóstico deve ser feito por um médico ortopedista especializado na área. Normalmente o profissional irá solicitar exames, como radiografia, para verificar a gravidade do problema.

Muitas vezes, a suspeita é de luxação do cotovelo, e por isso é essencial que se investigue se existem outras lesões associadas, para realizar o tratamento adequado.

É complexo obter a recuperação total dos movimentos da região, mas os resultados costumam ser positivos. Para isso, o indicado é que o paciente busque avaliação médica o mais breve possível, para aumentar as chances de uma recuperação satisfatória.

Em geral, o tratamento se dá por meio de cirurgia. O procedimento serve para que o médico possa tentar restaurar a estabilidade do cotovelo e tratar as estruturas do local, como músculos e ligamentos e também a cabeça do rádio.

Leia também:

Dor no cotovelo? Conheça as principais causas

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor