Dr. Rafael Parente

Síndrome do impacto no ombro: entenda o que é isso

síndrome do Impacto no ombro

A síndrome do impacto do ombro, também conhecida como síndrome da dor subacromial, é uma das principais causas de dores nos ombros. Esse problema pode afetar tanto homens quanto mulheres em qualquer idade e é muito comum em pessoas que praticam exercícios físicos e esportes.

A síndrome do impacto ocorre em razão do atrito entre as estruturas da região do ombro: ossos, ligamentos, tendões e bursa.

Com a evolução desse atrito, a bursa e os tendões do manguito rotador podem iniciar um processo inflamatório. Essa condição pode piorar e gerar lesões nos tendões, prejudicando e enfraquecendo toda a estrutura.

Além de dor persistente, essa condição pode acarretar a limitação dos movimentos.

Causas da síndrome do impacto no ombro

Entre as causas que podem fazer o problema surgir, podemos citar o desgaste natural do envelhecimento, traumas na região e esforço e realização de movimentos repetitivos com o braço, além de alterações no osso chamado acrômio.

Para evitar o surgimento desta síndrome, alguns cuidados podem ser tomados. Um deles é fortalecer os músculos da região, o que pode ser feito por meio da musculação e da prática frequente de exercícios físicos. Manter uma boa postura e fazer aquecimento antes de iniciar atividades físicas também pode ajudar.

O tratamento para essa condição deve ser orientado por um ortopedista especializado em ombro, que também fará o diagnóstico do problema. Em geral, o tratamento consiste em utilizar medicamentos e compressas de gelo para aliviar a dor e a inflamação. Sessões de fisioterapia podem ser indicadas para ajudar a fortalecer os músculos da região. Em casos mais complexos, a cirurgia pode ser uma opção.

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo com atuação em Brasília, no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor