Dr. Rafael Parente

Perguntas e respostas sobre luxação do ombro

Perguntas e respostas sobre luxação do ombro

A luxação do ombro ocorre quando há o deslocamento da cabeça do úmero, conhecido também como o osso do ombro, para fora da glenóide, onde ele deveria ficar alocado. Por ser uma articulação com muita mobilidade, a região do ombro é mais vulnerável a esse tipo de deslocamentos, se comparada com outras articulações do corpo.

Como o ombro está fora do lugar, é comum que os pacientes sintam dor e desconforto intensos, e sintam dificuldade ao tentar movimentar a região.

Abaixo, conheça mais detalhes sobre como identificar e tratar esse problema:

Quais os tipos de luxação na região?

Há tipos de luxação do ombro que podem ocorrer: a luxação anterior (quando a cabeça do úmero se desloca para frente), a posterior (quando é para trás), a superior (para cima) e a inferior (para baixo). Há ainda a chamada subluxação, quando a perda de contato não é completa.

Quais os sintomas da luxação do ombro?

Entre os sintomas descritos por pacientes, além da dor intensa, é possível notar fraqueza muscular e inchaço.

Quais são as principais causas desse problema?

A luxação pode ocorrer durante a prática de exercícios físicos, queda ou acidente.

Quais as opções de tratamento?

Normalmente, o tratamento envolve o uso de remédios e repouso. Também pode ser indicada a aplicação de gelo no local, que ajudará a diminuir o processo inflamatório. Depois, na  fase de reabilitação, devem ser recomendadas sessões de fisioterapia.

Em alguns casos mais graves, no entanto, pode ser indicada a realização de cirurgia.

A escolha pelo tratamento mais adequado deve ser feita junto a um profissional de saúde qualificado, que irá analisar seu caso individualmente. Lembre-se que, quanto antes você procurar o médico, maiores são as chances de uma recuperação eficaz e saudável.

 

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor