Dr. Rafael Parente

Os benefícios da videocirurgia no tratamento da lesão do manguito rotador

O manguito rotador é o conjunto de tendões e músculos que revestem a cabeça do úmero  – o osso que liga o ombro ao cotovelo. São quatro tendões, chamados de subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor, que se originam no osso chamado escápula e se vão até a parte superior do úmero. A função dessa estrutura é estabilizar e propiciar os movimentos do ombro, possibilitando a realização de tarefas simples do dia a dia.

O método para tratar esse problema irá variar de acordo com o grau de gravidade da lesão do manguito rotador. Em alguns casos, é recomendado repouso e uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos, para atenuar desconfortos.

Nos casos mais graves, no entanto, a melhor opção é a cirurgia. Normalmente, é utilizada a artroscopia, um método minimamente cirúrgico e bastante eficiente. Trata-se de um procedimento em que o profissional de saúde faz acessos, como pequenos “furos” de entrada na pele, e realiza as reparações necessárias com a ajuda de equipamentos com vídeo. Com o avanço da técnica ao longo dos últimos anos, a artroscopia é cada vez mais utilizada para o tratamento da lesão do manguito rotador.

Um dos benefícios é a recuperação mais rápida que a artroscopia permite, com um pós-operatório e cicatrização mais tranquilos e menos complexos. Ela também costuma causar menos dores e desconfortos aos pacientes. A escolha do método, no entanto, deve ser tomada em conjunto com o médico que trata a lesão.

Lembre-se: um fator importante para o sucesso do seu tratamento é a escolha do profissional. Peça referências e procure médicos habilitados a realizar a cirurgia e especializados na área afetada. Se precisar, acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo para auxiliar a sua pesquisa. 

 

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor