Dr. Rafael Parente

Ombro congelado: entenda o que é e como tratar a capsulite adesiva

Popularmente conhecida como ombro congelado, a capsulite adesiva se caracteriza por um processo inflamatório na articulação do ombro. Ao relatarem o problema, os pacientes listam, entre os sintomas, dor, rigidez e perda de movimento na região.

O problema pode surgir depois de uma lesão, acidente, trauma ou até mesmo após uma cirurgia no ombro. Existem ainda aspectos que podem acarretar um risco maior de desenvolvimento dessa condição, como fatores genéticos, diabetes, o hábito de fumar e doenças cardíacas. Há também os casos em que a condição aparece sem causa aparente.

A doença pode ser dividida em três fases, que apresentam características diferentes. A primeira etapa é a inflamatória, que leva uma dor que aumenta progressivamente conforme passam os dias, semanas ou meses. O desconforto passa a aparecer em qualquer movimento, não apenas nos que exigem que os ombros sejam erguidos. Depois, ocorre a rigidez e a perda dos movimentos, daí o nome popular de ombro congelado. Nessa fase, atividades simples do dia a dia se tornam mais complicadas, como escovar os dentes, se vestir e dirigir. Na terceira etapa, a região começa a se recuperar e voltar ao estado normal. O tempo entre as etapas varia de acordo com cada paciente. Em geral, a duração da capsulite adesiva pode ser mais curta, desaparecendo dentro de 6 meses, ou mais extensa, perdurando por 2 anos.

O tratamento para o problema deve ser avaliado individualmente, junto a um médico ortopedista. Vale destacar a importância de buscar um especialista nesta região do corpo, pois o diagnóstico e a recuperação corretos podem acelerar a melhora do paciente, além de amenizar a dor.

No tratamento, pode ser recomendado, por exemplo, o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Em geral, sessões de fisioterapia também ajudam na melhora do quadro. Em casos considerados mais extremos, o procedimento cirúrgico pode ser indicado.

 

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor