Você já ouviu sobre a expressão “manguito rotador”? Pois saiba que é uma estrutura em nosso corpo, que envolve a parte superior do osso do braço, formado por músculos e tendões. Juntamente com os ligamentos e a nossa arquitetura óssea, essa estrutura é a responsável pela estabilidade do ombro nas articulações, assim como pelos nossos movimentos da área.
É a articulação de maior mobilidade do corpo humano e, por isso, devemos ter cuidado e ficar atentos a qualquer possibilidade de lesões na região. A dor no ombro é hoje a terceira causa mais comum de dor musculoesquelética, o que faz o manguito rotador necessitar dessa atenção, pois é a união de tendões musculares em volta da articulação do ombro. Chamamos de manguito porque a estrutura forma uma “pequena manga” em volta.
Por ser tão importante, a articulação está sujeita a lesões em qualquer paciente, de todas as idades e diferentes motivos. As principais causas de lesão no manguito rotador são:
Esforço Repetitivo: Quando repetimos movimentos que exigem muito da articulação, o manguito pode inflamar ou até romper os tendões;
Degeneração dos Tendões: É a causa mais comum das lesões na região, por conta da idade dos pacientes, já que diminuem as fibras de colágeno nos tendões, alterações na estrutura, e o desgaste natural da região;
Traumas: Envolvem lesões que podem ocorrer em atividades físicas ou quedas e outros acidentes, pois a nossa tendência é utilizar as mãos ou ombros para proteção antes de cair.
Existe ainda a Síndrome do Manguito Rotador, que é um espectro de diferentes dores que envolvem a região, como tendinites, bursites e rupturas de tendão.
Como saber se estou com lesão no manguito?
Isso vai depender da sua dor e do nível dela. Considere que dores no ombro podem ocorrer inclusive durante o sono. Você pode sentir a diminuição de amplitude de movimento, com dificuldade para realizar tarefas simples e de rotina, como até pentear os cabelos.
Para ter um diagnóstico completo, é necessário fazer exame físico e de imagem, direcionados à região do ombro. Existem tratamentos de diferentes tipos, iniciando-se geralmente por opções medicamentosas e exercícios de flexibilidade e fortalecimento. A fisioterapia terá um papel importante para a reeducação do movimento das suas atividades cotidianas, porém, sem sucesso, os tratamentos podem incluir cirurgia.
Faça uma avaliação com médico especialista para verificar a causa das dores e o que pode ser feito para que seu manguito rotador esteja em dia!
Sobre o Dr. Rafael Parente
Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo com atuação em Brasília, no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.
Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações, clique aqui.