Dr. Rafael Parente

Manguito o que? Entenda o que é e para que serve o manguito rotador

O manguito rotador é um conjunto de músculos que tem uma função muito importante no nosso corpo: estabilizar e propiciar os movimentos do ombro.

Você já ouviu sobre a expressão “manguito rotador”? Pois saiba que é uma estrutura em nosso corpo, que envolve a parte superior do osso do braço, formado por músculos e tendões. Juntamente com os ligamentos e a nossa arquitetura óssea, essa estrutura é a responsável pela estabilidade do ombro nas articulações, assim como pelos nossos movimentos da área.

É a articulação de maior mobilidade do corpo humano e, por isso, devemos ter cuidado e ficar atentos a qualquer possibilidade de lesões na região. A dor no ombro é hoje a terceira causa mais comum de dor musculoesquelética, o que faz o manguito rotador necessitar dessa atenção, pois é a união de tendões musculares em volta da articulação do ombro. Chamamos de manguito porque a estrutura forma uma “pequena manga” em volta.

Por ser tão importante, a articulação está sujeita a lesões em qualquer paciente, de todas as idades e diferentes motivos. As principais causas de lesão no manguito rotador são:

Esforço Repetitivo: Quando repetimos movimentos que exigem muito da articulação, o manguito pode inflamar ou até romper os tendões;

Degeneração dos Tendões: É a causa mais comum das lesões na região, por conta da idade dos pacientes, já que diminuem as fibras de colágeno nos tendões, alterações na estrutura, e o desgaste natural da região; 

Traumas: Envolvem lesões que podem ocorrer em atividades físicas ou quedas e outros acidentes, pois a nossa tendência é utilizar as mãos ou ombros para proteção antes de cair.

Existe ainda a Síndrome do Manguito Rotador, que é um espectro de diferentes dores que envolvem a região, como tendinites, bursites e rupturas de tendão. 

Como saber se estou com lesão no manguito?

Isso vai depender da sua dor e do nível dela. Considere que dores no ombro podem ocorrer inclusive durante o sono. Você pode sentir a diminuição de amplitude de movimento, com dificuldade para realizar tarefas simples e de rotina, como até pentear os cabelos. 

Para ter um diagnóstico completo, é necessário fazer exame físico e de imagem, direcionados à região do ombro. Existem tratamentos de diferentes tipos, iniciando-se geralmente por opções medicamentosas e exercícios de flexibilidade e fortalecimento. A fisioterapia terá um papel importante para a reeducação do movimento das suas atividades cotidianas, porém, sem sucesso, os tratamentos podem incluir cirurgia.

Faça uma avaliação com médico especialista para verificar a causa das dores e o que pode ser feito para que seu manguito rotador esteja em dia! 

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo com atuação em Brasília, no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor