Dr. Rafael Parente

Luxação do cotovelo: entenda os sintomas e o que fazer quando ocorre

Luxação do cotovelo

Responsável por uma sensação insistente de desconforto, a luxação do cotovelo ocorre quando uma articulação sai do lugar. Muitas vezes, o problema surge depois de uma queda ou acidente, quando a pessoa põe a mão na frente do rosto, na tentativa de protegê-lo.

Depois do atrito, é provável que a pessoa sinta uma dor intensa e não consiga movimentar a região. O recomendado é imobilizar o braço e se deslocar até um profissional especialista em cotovelo o mais rápido possível. A luxação pode ocorrer de forma isolada ou associada a fraturas e a análise do melhor tratamento deve ser feita individualmente por um profissional qualificado.

Vale lembrar que, quanto antes for feito o diagnóstico correto e for iniciado o tratamento adequado, mais rápido e efetivo pode ser a recuperação.

Como o cotovelo é uma articulação com grande estabilidade, esse tipo de lesão não é tão comum quanto a luxação no ombro, por exemplo.

No atendimento, com cuidado, o ortopedista pode colocar o osso de volta no local correto. Antes e depois disso, exames podem ser pedidos pelo profissional, para avaliar o quadro com mais precisão. Também pode ser ministrado sedativo ou anestesia local, para maior conforto do paciente durante esse procedimento. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser recomendada, para recolocar adequadamente a articulação de volta ao local certo.

Em geral, o tratamento irá buscar, primeiro, recuperar a mobilidade e sanar a dor do paciente. Depois, deve focar no fortalecimento da estrutura da região. Durante a recuperação, pode ser indicada imobilização do local, com repouso, e o uso de medicamentos. Depois, na reabilitação, podem ser recomendadas sessões de fisioterapia.

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor