Dr. Rafael Parente

Luxação da clavícula: causas, sintomas e tratamento

A luxação acromioclavicular (LAC), ou luxação da clavícula, é um problema que causa dor e inchaço ao paciente, podendo impactar na capacidade de movimentar os braços.

A chamada articulação acromioclavicular é a única ligação entre a clavícula e o ombro e o tronco. Essa articulação fica na parte superior do ombro, localizada entre a clavícula e a escápula. A parte da escápula que faz o contato com a clavícula é chamada de acrômio, e por isso o nome da acrômioclavicular (AC).

Normalmente, a luxação nesse local ocorre em razão de algum acidente, como uma queda. Em geral, os ligamentos entre a clavícula e o acrômio são os primeiros a serem atingidos, por serem mais superficiais. Há diferentes graus de rompimento de ligamentos no local, indo dos mais simples aos mais graves, em que a clavícula pode até ficar saliente, aparecendo uma “ponta” sobre a pele.

E é justamente o tipo de lesão que irá determinar qual o tratamento a ser adotado. Nos casos mais simples, é possível tratar a luxação por meio do uso da tipóia e de analgésicos e antinflamatórios. Já a luxação mais grave pode exigir o tratamento cirúrgico. O ideal é que o diagnóstico seja feito por um médico especialista em ombro, que desenvolveram seu trabalho voltado especificamente para esta área do corpo e estão mais capacitados a tratar o problema na região.

Durante a recuperação, é comum que o paciente realize sessões de fisioterapia, que vão ajudar na redução do processo inflamatório, no ganho de amplitude dos movimentos do braço e a fortalecer os músculos da região.

Vale lembrar a importância de procurar atendimento médico assim que os sintomas surgirem. O diagnóstico e o tratamento adequado irão ajudar para que o problema seja solucionado de forma segura e eficaz.

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.
Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor