Dr. Rafael Parente

Dor no cotovelo? Conheça as principais causas

Dor no cotovelo

O assunto de hoje é a dor no cotovelo. Região importante que dá apoio a diversas tarefas do dia a dia – como dirigir, carregar e alcançar itens e movimentar os braços em geral –, o cotovelo é composto por músculos, ligamentos e ossos, formando uma engrenagem complexa.

Dores no cotovelo são comuns em pessoas de diferentes idades, e podem ter causas variadas: surgindo em razão de lesões ou até mesmo após uma noite de sono em que o local ficou pressionado.

Alguns problemas no local podem ter sintomas parecidos, o que reforça ainda mais a necessidade de procurar um médico capacitado para realizar o diagnóstico adequado e escolher o tratamento correto.  

Abaixo, confira algumas das principais lesões que podem ocorrer na área:

Artrite

Um dos problemas mais comuns, principalmente em pessoas com mais idade, a artrite é causada pelo desgaste ou inflamação da articulação. Em geral, costuma causar desconforto, dor e inchaço.

Esse problema pode causar também algumas deformidades e dificuldade para movimentar a região. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, exercícios e sessões de fisioterapia. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser recomendada.

Epicondilite

Essa lesão é caracterizada por uma inflamação que atinge os tendões do cotovelo, causando inclusive degeneração. Dor e sensação de limitação ao realizar movimentos com o braço são alguns dos sintomas mais comuns da Epicondilite. O problema costuma aparecer de forma mais frequente em pessoas que realizam movimentos repetitivos ao longo do dia, como levantar o peso ou passar muito tempo digitando ou desenhando, por exemplo.

O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos e sessões de fisioterapia. Em alguns casos pode ser recomendada a cirurgia.

Bursite

Essa condição se caracteriza por ser uma inflamação na bursa, que é como uma pequena bolsa que contém um líquido e se localiza nas articulações. Ela tem a função de minimizar o impacto e o atrito entre músculos, tendões e ossos. Normalmente a bursite costuma causar bastante dor e desconforto ao paciente. 

Fratura

Ocorre quando o osso se rompe, o que pode ser causado por vários fatores, como queda, acidente, pancada, entre outros. A fratura pode ocasionar, por exemplo, hematomas, inchaço e até deformidade no local. O ideal é procurar atendimento de um ortopedista o mais breve possível para fazer o diagnóstico do problema e imobilizar a região. Normalmente o médico pede um exame de raio x para confirmar a fratura.

O tratamento irá depender do tipo e gravidade da lesão. Em casos mais sérios pode ser recomendada a cirurgia.

Compressão do nervo ulnar

O nervo ulnar vai do ombro até a parte interna da palma da mão, sendo um dos nervos mais importantes do braço, responsável por enviar comandos que geram os movimentos.

A compressão desse nervo costuma ocorrer na altura do cotovelo, e pode ser causada pelo acúmulo de líquidos ou pela pressão nele por períodos longos, por exemplo. Esse problema pode causar formigamento no braço, diminuição da força e limitação ao realizar os movimentos. É comum que esse problema ocorra em pacientes que passaram por cirurgias ortopédicas.

O tratamento também irá depender das características do problema, e pode ser feito por meio de fisioterapia ou procedimento cirúrgico.

Dor no cotovelo: cuidados

A dor no cotovelo pode significar algum problema maior. Não ignore a dor nem se automedique. Em caso de dor, trauma ou desconforto, procure um médico ortopedista especializado em ombro e cotovelo. 

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo com atuação em Brasília, no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.
Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor