Dr. Rafael Parente

Dor no cotovelo? Cuidado, pode ser epicondilite

epicondilite

Se você tem observado dores no cotovelo e uma sensação de limitação ao tentar fazer movimentos com o braço, você pode estar com epicondilite. Esse problema se caracteriza por ser uma inflamação que atinge os tendões do cotovelo, causando até mesmo degeneração. A dor surge principalmente no canto lateral do cotovelo, e se estende pelo antebraço.

Vale destacar que essa não é uma inflamação comum. Nesse caso, ocorre a morte do tecido muscular por alteração da vascularização no local e, como consequência, o rompimento dos músculos extensores da região.

Essa condição pode aparecer depois de um esforço físico intenso ou após esforços contínuos, que se acumulam, como em casos de pessoas que realizam movimentos repetitivos ao longo do dia, seja ao ficar muito tempo digitando ou desenhando, por exemplo.

A epicondilite é popularmente conhecida como cotovelo do tenista. Apesar do nome, o problema não acomete exclusivamente os praticantes desse esporte. O problema é mais frequente em pessoas de 35 a 55 anos de idade, e ocorre tanto em mulheres quanto em homens.

O diagnóstico do problema deve ser feito por um médico especializado, que pode solicitar exames para confirmar o diagnóstico. O tratamento irá depender das características da inflamação e do paciente. Geralmente a indicação é imobilizar a região, utilizar medicações e realizar sessões de fisioterapia para fortalecer o local. Em alguns casos mais graves, que são raros, pode ser recomendada a cirurgia.É importante ressaltar a importância de buscar atendimento médico e não se automedicar. 

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor