Dr. Rafael Parente

Cuidados na recuperação da cirurgia do ombro

Cuidados na recuperação da cirurgia do ombro

Para garantir uma recuperação positiva e satisfatória, os dias seguintes à realização da cirurgia do ombro exigem alguns cuidados específicos. Assim como em qualquer outro procedimento do tipo, essa recuperação deve ser acompanhada pelo profissional responsável.

Uma das principais dicas para quem passa por alguma cirurgia é conversar com o profissional de saúde que fará o procedimento e sanar todas as dúvidas existentes. Ainda antes da cirurgia, fale sobre seus objetivos, problemas e alinhe suas expectativas com o médico. 

Informe-se sobre os cuidados a serem tomados por você antes, durante e depois da operação. Pode parecer uma dica um tanto óbvia, mas importante ressaltar que esse é um passo essencial, e que é preciso segui-lo independente da ansiedade em realizar o procedimento. Ao sanar suas dúvidas ainda antes da cirurgia, você prepara o seu lado emocional e a recuperação tende a ser mais tranquila.

Outro destaque que merece atenção é o repouso após o procedimento. Tanto o descanso físico quanto o mental irão contar a favor e ajudar a alcançar uma boa recuperação após a cirurgia. É essencial também manter a área imobilizada pelo período indicado pelo cirurgião, além de dormir de forma correta, sem comprometer a postura nem a região do ombro. Vale também redobrar a atenção ao executar tarefas, mesmo as mais simples, como ir ao banheiro e se alimentar, para evitar batidas e contusões.

A fisioterapia também é uma importante aliada durante o período pós-cirúrgico. Ela ajuda, por exemplo, a retomar a força dos músculos e a mostrar qual a forma correta de realizar movimentos, sem comprometer a região.

Há também as orientações específicas que o médico irá passar com base na individualidade de cada caso, e essas recomendações devem ser seguidas à risca.

E lembre-se: qualquer sintoma diferente que surgir deve ser comunicado ao cirurgião o mais breve possível. Assim, no caso de uma possível complicação, ela será tratada imediatamente e as chances de resolvê-la se potencializam.

 

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor