Dr. Rafael Parente

Cuidados do seu ombro durante a musculação

A prática de musculação é segura e faz bem ao organismo, porém, deve sempre ser acompanhada por profissionais responsáveis por modalidades esportivas. Apesar desse tipo de treino trazer diversos benefícios, ainda é comum a ocorrência de casos de lesões, principalmente nos ombros.

Cerca de 35% das lesões da musculação são provenientes das articulações dos ombros, que poderiam ser evitadas com cuidados básicos antes e durante os treinos. Confira:

Dicas para cuidar do seu ombro

O balanço entre o manguito rotador e a musculatura escapular é importante: O manguito rotador é aquele conjunto de estruturas que faz a articulação ser estabilizada. Já a musculatura escapular também é importante, porque contribui nessa estabilização. Por isso, mantenha o equilíbrio para que a articulação fique estável.

O deltóide posterior é um músculo em formato de triângulo, que cobre a estrutura do ombro. Melhorar a flexibilidade pode auxiliar na prevenção de lesões no ombro, sempre com alongamento direcionado à essa região. 

Já em exercícios que  praticam a elevação dos braços, é comum que o ângulo de 90° seja ultrapassado entre o braço e o tronco, o que deve ser um ponto de atenção, pois a amplitude acentuada também pode gerar lesões no ombro. 

Uma boa dica é conversar com seu personal trainer ou instrutor e pedir exercícios que realizem a rotação externa dos ombros. Estes exercícios trazem menor incidência de lesões na articulação, e que a longo prazo, ajudam a prevenir possíveis lesões. 

Se você treina e sente dores nos ombros, converse com seu instrutor e não deixe de agendar uma consulta com o ortopedista. Antes de praticar musculação é sempre recomendado uma avaliação completa das articulações, evitando assim, possíveis desconfortos e até deslocamentos. 

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo com atuação em Brasília, no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor