Hoje quero falar sobre os cuidados com o ombro no esporte. A prática de exercícios e de esportes traz inúmeros benefícios para a saúde. No entanto, algumas vezes, a falta de cuidados durante a execução dessas atividades, pode acabar causando problemas para nossa saúde.
Uma parte do corpo que fica exposta a lesões, especialmente em esportes como tênis, vôlei, basquete e natação, é o ombro. Em outros, como o futebol, encontrões entre os jogadores também podem causar acidentes envolvendo a região.
Causas de lesões no ombro no esporte
Em geral, as lesões ocorrem de duas formas. Uma é a causada pelo impacto, seja por uma queda em que o ombro é pressionado ou pelo contato entre dois ou mais jogadores. A outra ocorre em razão dos movimentos repetitivos e força que o esporte exige, como arremessar bola diversas vezes no basquete e vôlei, dar braçadas na água na natação e empunhar a raquete no tênis.
São diversos os problemas que podem ocorrer. Alguns exemplos são a tendinite, fratura, bursite (inflamação na bursa, que é como uma pequena bolsa que contém um líquido e se localiza nas articulações) e epicondilite (uma inflamação que atinge os tendões do cotovelo e causa degeneração).
Para evitar que o esporte cause problemas à saúde dos ombros, alguns cuidados são necessários. Um deles é garantir que o organismo tenha seu tempo de descanso, sem ignorar os limites do seu corpo, respeitando as limitações. Outro ponto importante é fazer aquecimento antes das atividades, para estimular a musculatura. Manter uma constância dos exercícios, praticando-os com regularidade, também ajuda o corpo a entrar no ritmo das atividades.
Além disso, lembre-se que é importante manter o acompanhamento junto a um treinador físico e a um médico ortopedista, mesmo que você pratique as atividades de forma amadora, para buscar orientação e evitar problemas no futuro.
Sobre o Dr. Rafael Parente
Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações, clique aqui.