Dr. Rafael Parente

Como evitar lesões no crossfit

Esporte que vem conquistando cada vez mais espaço e adeptos, o crossfit é uma das atividades físicas escolhidas por muitos para deixar o sedentarismo de lado. Com inspirações em treinamento militar, ele reúne diversos esportes, como  atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso, garantindo um ótimo condicionamento físico. 

A metodologia foi criada com base em três pilares: movimentos funcionais, movimentos constantemente variados e movimentos de alta intensidade. Embora traga inúmeros benefícios para o corpo, a prática — como qualquer outro esporte — também necessita de alguns cuidados. Confira abaixo algumas dicas para praticar o crossfit com segurança para prevenir lesões.


Benefícios do crossfit

Primeiro vamos falar dos benefícios do crossfit. E são muitos! Um dos principais objetivos é o ganho de força e de resistência muscular. O treino também melhora o aspecto do corpo, elimina gordura e define os músculos. Ainda, melhora a capacidade cardiorrespiratória e aumenta a flexibilidade.


Prevenção de lesões no crossfit

Como citei acima, assim como em qualquer outro tipo de exercício, é preciso ficar atento e tomar cuidados para evitar que a prática leve a lesões. A principal orientação é ficar atento aos limites do seu corpo: lembre-se de não exagerar na quantidade de peso e no número de repetições de cada exercício. O exagero, em qualquer atividade física, pode causar lesões e problemas para a sua saúde. 

Confira outras dicas:

  • Faça sempre os exercícios com o acompanhamento de um instrutor qualificado
  • Fique atento ao período de descanso: seus músculos e seu organismo precisam de um repouso.
  • Respeite os limites do seu corpo.
  • Mantenha-se hidratado e não esqueça do alongamento.
  • Se estiver com dor, converse com o seu instrutor.
  • Em caso de lesões, pause seu treino e procure um médico.

 

Importante

Vale destacar ainda que, antes de começar uma atividade física, o recomendado é realizar uma avaliação médica, para checar como está seu estado de saúde e se há algum problema que pode ser agravado com a prática de determinado exercício.

Também é importante manter o acompanhamento médico em dia, assim como os exames de rotina. Isso também ajuda a evitar problemas de saúde e faz com que eles, caso surjam, sejam descobertos de maneira precoce. Assim, recebem tratamento desde o início, o que aumenta as chances de obter uma recuperação adequada. 

 

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor