Dr. Rafael Parente

Artroscopia do ombro: para que serve a cirurgia que insere uma microcâmera na região

artroscopia do ombro

A artroscopia do ombro é um procedimento cirúrgico em que o ortopedista faz acessos, como pequenos “furos”, e realiza os procedimentos necessários para o tratamento do paciente, com a ajuda de equipamentos.

Por meio desses acessos, é possível inserir uma microcâmera no ombro. Com a ajuda dessa imagem, o profissional pode visualizar a estrutura interna do local e ter uma noção mais precisa das condições dos tendões, ligamentos, músculos e ossos da região. A câmera também permite que todo o procedimento seja gravado, podendo ser acessado se necessário.

Considerada uma cirurgia pouco invasiva, a artroscopia do ombro pode ser realizada para tratar casos de rompimento de ligamentos, de capsulite adesiva (também conhecida como ombro congelado), lesões do manguito rotador e para remover tecidos e cartilagem que estejam em más condições. Em muitos casos, o procedimento é realizado para que o profissional possa explorar a estrutura da região e fornecer um diagnóstico mais detalhado sobre o problema enfrentado pelo paciente, já que a imagem interna do local é mais precisa do que demais exames.

Em geral, especialistas recorrem a esse procedimento nos casos em que o uso de remédios, sessões de fisioterapia e repouso não forneceram resultados satisfatórios. Vale lembrar a importância de se procurar um profissional especialista em ombros neste caso: quanto antes ocorrer o diagnóstico correto do problema e for iniciado o tratamento adequado, melhor e mais eficaz deve ser a recuperação.

Como é feita por meio de pequenos cortes, esse tipo de cirurgia costuma causar menos dor ao paciente. O procedimento também não deixa cicatrizes grandes e a recuperação do paciente ocorre de forma mais rápida, se comparada a cirurgias tradicionais.

 

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor