Dr. Rafael Parente

Artropatia do manguito rotador: entenda

Artropatia do manguito rotador

Hoje quero explicar sobre a artropatia do manguito rotador, uma condição que leva anos para se desenvolver e costuma ocorrer com mais frequência em pacientes acima de 70 anos,  que apresentam lesões crônicas dos tendões.

Para explicar esse problema, vamos começar falando sobre o manguito rotador, a articulação de maior mobilidade do corpo humano. Trata-se de um conjunto de músculos e tendões que revestem a cabeça do úmero (maior osso da parte superior do corpo e que liga o ombro ao cotovelo). Toda essa estrutura tem uma função muito importante: estabilizar e equilibrar os movimentos do ombro.

A artropatia neste local é um dos tipos de artrose que vemos no ombro. Ela ocorre quando há um rompimento significativo do manguito, que faz com que a cabeça do úmero fique deslocada, fora do local correto.

Sintomas da artropatia do manguito rotador

Os sintomas mais comuns do problema incluem dor, dificuldade para movimentar a região e erguer o braço e fraqueza no músculo. Muitas vezes, algumas tarefas simples acabam ficando mais difíceis de serem realizadas, como levar a mão à cabeça, pentear o cabelo e tocar o pescoço, por exemplo.

A artropatia do manguito rotador geralmente ocorre quando o manguito rotador é afetado por uma lesão crônica e extensa, sendo agravada pelo envelhecimento natural que desgasta as articulações do corpo. Isso acontece porque o úmero, o maior osso do braço, passa a sofrer mais atrito durante as movimentações.

O diagnóstico e a indicação de tratamento deve ser feita por um ortopedista especializado na região do ombro, que indicará o tratamento conforme as características do problema e do paciente. Dependendo da gravidade da artropatia, podem ser indicados medicamentos, infiltrações ou cirurgia artroscópica. Em outros casos, pode ser recomendada a cirurgia para colocação de uma prótese.

É importante que, ao sentir dores e desconfortos no ombro, o paciente busque orientação junto a um médico ortopedista. Assim, é possível tratar e prevenir a evolução das lesões nos tendões do manguito rotador.

Leia também:

Tendinite calcária: sintomas e tratamento

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor