Dr. Rafael Parente

5 lesões comuns no ombro

Estrutura que pode sofrer lesões dolorosas, o ombro é uma importante engrenagem do corpo. Por meio dele, desempenhamos funções importantes do dia a dia, como dirigir e alcançar e levantar itens.

Dos problemas que podem surgir nessa região, alguns podem ser bastante desconfortáveis e exigir cuidados específicos durante a recuperação. Para evitar lesões nesse local, é importante prestar atenção em alguns aspectos, mantendo boa postura, utilizando travesseiros em uma altura adequada e evitando o excesso de peso.

Abaixo, confira algumas das lesões mais comuns no ombro:


Lesão no manguito rotador

O manguito rotador é o grupo de músculos e tendões que envolvem a cabeça do úmero – o maior osso da parte superior do corpo, que liga o ombro ao cotovelo. É essa estrutura que estabiliza e equilibra os movimentos do ombro. As lesões nesse local podem ser de diferentes graus: desde inflamações e tendinite até as que ocorrem por ruptura (parcial ou completa) das fibras dos tendões.

Tendinite no ombro

A tendinite no local se caracteriza por uma inflamação que pode ocorrer em função da realização de movimentos repetitivos e de esforço intenso com o ombro. Esse problema costuma causar dor e fraqueza nos braços.

Bursite no ombro

A Bursite no ombroé caracterizada por uma inflamação na bursa, que é como uma pequena bolsa presente nas articulações e que contém um líquido. Ela atua para minimizar o atrito entre tendões, músculos e ossos. Quando esse local está inflamado, os pacientes costumam relatar bastante dor e desconforto na região.

Luxação do ombro

A luxação na região ocorre quando a cabeça do úmero, conhecido como o osso do ombro, é deslocada para fora da glenóide, onde deveria ficar posicionada. O osso pode se deslocar para frente, para trás ou para baixo. Esse problema pode surgir após uma queda ou um acidente e causa dor intensa.

Capsulite adesiva

Também conhecido por “ombro congelado”, esse problema se caracteriza por uma inflamação na articulação da região, que causa dor e dificuldade de movimentar o braço. A sensação é de que o local está congelado. Esse problema pode surgir em função de fatores genéticos e costuma ocorrer de forma mais frequente em pessoas que têm doenças hormonais, como diabetes, por exemplo.


As patologias citadas acima precisam de cuidados de um especialista. Caso você perceba esses sintomas, procure um médico ortopedista especializado em ombro. 

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo com atuação em Brasília, no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor