Dr. Rafael Parente

3 perguntas e respostas sobre a lesão do manguito rotador

Chamamos de manguito rotador o conjunto de músculos e tendões que fazem o revestimento da cabeça do úmero, o maior osso da parte superior do corpo, responsável por ligar o ombro e o cotovelo.

Essa estrutura tem uma função muito importante: estabilizar e ajudar a realizar os movimentos do ombro.

Quando esse local sofre uma lesão, é comum o surgimento de fortes dores e uma dificuldade para movimentar a região. Tarefas simples, como erguer o braço e pegar algo em uma prateleira, por exemplo, podem se tornar atividades dolorosas.

Abaixo, veja 3 perguntas e respostas sobre essa lesão:

Quais os principais sintomas da lesão do manguito rotador?

O principal sintoma da lesão do manguito rotador é a dor no ombro, que normalmente aparece na parte lateral da região. Em geral, esse desconforto começa de forma leve e vai piorando gradualmente com o passar do tempo.

Outros sintomas são perda de força no braço e crepitação. Em alguns casos, pode ocorrer dificuldade de levantar o braço. 

Como prevenir?

Uma das melhores formas de evitar lesões no corpo é tomando cuidados necessários para prevenir que esses problemas ocorram.

No caso da lesão do manguito rotador, é recomendado fortalecer os músculos do ombro, o que pode ser feito por meio da prática de esportes e atividades físicas ou da musculação — lembre-se da importância de realizar esses exercícios sempre sob orientação de um profissional capacitado.

Há alguns fatores que podem aumentar as chances da lesão surgir, como obesidade e tabagismo. Nesse sentido, optar por um estilo de vida mais equilibrado irá melhorar a saúde óssea e a sua qualidade de vida, em geral.

Como é o tratamento cirúrgico?

O método para o tratamento vai variar conforme as características de cada paciente, que deve ser avaliado individualmente. A indicação levará em conta alguns fatores, como a gravidade da lesão, a idade do paciente, a intensidade da dor e a perda de função. 
Quando há indicação para o tratamento cirúrgico, o procedimento pode ser realizado por cirurgia aberta ou artroscopia. Com o desenvolvimento das técnicas de artroscopia, este método tem sido cada vez mais utilizado para tratar este tipo de lesão, já que é um procedimento menos invasivo e bastante eficiente.

Leia também:

Manguito o que? Entenda o que é e para que serve o manguito rotador

Síndrome do impacto no ombro: entenda o que é isso

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo co atuação no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor