Dr. Rafael Parente

3 formas de melhorar a saúde dos ossos

3 formas de melhorar a saúde dos seus ossos

Estrutura importante e que ajuda na sustentação do corpo, os ossos exigem atenção e esse cuidado é fundamental para um envelhecimento saudável. Eles nos ajudam a exercer funções do dia a dia e sua saúde impacta em nossa qualidade de vida.

A falta de cuidado com essa estrutura pode ocasionar, ao longo dos anos, o surgimento de reumatismo, osteoporose e fraturas.

Alguns hábitos, como realizar exercícios físicos regularmente e optar por uma alimentação equilibrada, podem ajudar a manter em dia essa estrutura tão importante.

Abaixo, confira dicas para manter a saúde óssea em dia:

Tome sol

Com cerca de 20 minutos de exposição ao sol, você obtém doses de vitamina D, que ajudam na manutenção da saúde óssea. O sol também pode trazer sensação de bem estar, e a diminuir níveis de estresse e ansiedade.

Faça atividades físicas

Incluir exercícios físicos em sua rotina irá ajudar a manter o corpo em movimento, deixando de lado o sedentarismo. A estrutura óssea também se beneficia dessas atividades. Lembre-se que você pode escolher praticar exercícios ou esportes com os quais você se identifica, e não necessariamente a musculação, por exemplo. Afinal, quando você tem prazer ao realizar essas atividades, é mais provável que você siga executando-as de forma contínua. Além de melhorar a saúde dos ossos, o exercício físico também ajuda a diminuir níveis de estresse e ansiedade no corpo.

Mantenha uma dieta equilibrada

Ao optar por uma alimentação equilibrada você ajuda seu corpo de forma geral, incluindo a saúde dos seus ossos. Opte pela ingestão de verduras, legumes e frutas, e evite comidas industrializadas e frituras. Fique atento também à ingestão de água. Além disso, é indicado evitar hábitos negativos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso. Esse conjunto de hábitos também irá ajudar você a manter seu peso ideal, evitando que a estrutura óssea fique sobrecarregada.

Sobre o Dr. Rafael Parente

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo com atuação em Brasília, no Distrito Federal. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.
Atua com tratamento cirúrgico de fraturas do ombro e cotovelo, infiltrações articulares, tratamento de lesão do manguito, luxação no ombro ou cotovelo, epicondilite, bursite, lesão do bíceps, lesão do peitoral, lesão do tríceps e dores no ombro em geral.
Atende na Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Especialidades (COTE), no Hospital Santa Lúcia Norte e na Elev Ortopedia Especializada, em Brasília. Para mais informações,  clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
SIGA MEU INSTAGRAM

Powered by Evolua Doutor